Menu fechado

CENTRO DE CAPACITAÇÃO

0
CURSOS REALIZADOS
0
ALUNOS CAPACITADOS

“O conhecimento deve ser compartilhado sem restrições. Aquele que o faz parcialmente, com medo de criar um concorrente, está condenado as suas próprias limitações de intelecto. O discípulo deve superar o mestre, o aluno pode superar o professor, e o filho sabe superar o pai. Isto é a vida. Isto é evolução.”

Prof. Me. Aldo Theodoro Gaiotto Jr.

OBJETIVO

Disseminar conhecimentos específicos de engenharia civil e arquitetura para estudantes e profissionais por meio da realização de cursos livres de capacitação profissional. Diferentemente dos cursos de especialização, cujo objetivo é o aperfeiçoamento daqueles que já dominam o assunto, os cursos de capacitação consistem no detalhamento de determinado tema com o objetivo de “treinar” ou “ensinar a fazer”. Possuem cargas horárias de 5, 10, 15 e 20 horas, e conferem aos seus participantes um Certificado de Participação, amparados legalmente pela LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Artigos Nº 39, 40 e 41.

Os cursos oferecidos visam:

• Agregar conhecimentos específicos para a qualificação profissional, requisito indispensável para o atual mercado de trabalho;
• Complementação das horas de estágio e horas extracurriculares exigidas nos cursos superiores;
• Promoção de cargos, função e aumento salarial em serviços públicos e privados;
• Favorecer a classificação em processos de seleção de pessoal e contratação de funcionários.

Os cursos livres têm como Base Legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e PORTARIA Nº 008, de 25/06/2002 publicado no DIÁRIO OFICIAL – SC – Nº 16.935 – 27.06.2002. O Curso livre à distância é uma modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho.

A Constituição Federal em seu Artigo 205/CF, “caput”, prevê que a educação é direito de todos e será incentivada pela sociedade. Tal prática é defendida também pelo Artigo 206/CF que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”. Curso Livre – Lei nº 9.394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a modalidade de Educação Profissional.

Educação Profissional, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Conforme a Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) citam que os cursos chamados “Livres” não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação competente.

Não existe legislação específica que regulamente estes cursos, por isto, os cursos livres não são passíveis de regulação por parte do Ministério da Educação. Não havendo exigência de escolaridade anterior. A categoria Curso Livre atende a população com objetivo de oferecer profissionalização rápida para diversas áreas de atuação no mercado de trabalho, ex: Informática, Atendimento, Secretariado, Webdesign, Segurança, Idiomas, Culinária, Corte & Costura, Estética, Beleza, etc. Livre significa que não existe a obrigatoriedade de: carga horária podendo variar entre algumas horas ou vários meses de duração, disciplinas, tempo de duração e diploma anterior.

Desse modo, a oferta desses cursos não depende de atos autorizativos por parte deste Ministério, quais sejam: credenciamento institucional, autorização e reconhecimento de curso. As escolas que oferecem este tipo de curso têm direito de emitir certificado ao aluno em conformidade com a Lei nº 9394/96; Decreto nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97). Lembrando que Curso livre não tem vínculo nem reconhecimento pelo MEC/CAPES. Esses Certificados têm validade legal para diversos fins, porém não podem ser convalidados, validados ou chancelados por escolas reconhecidas pelo MEC/CAPES. A jurisprudência do Conselho Nacional de Educação tem sido no sentido de declarar-lhes a equivalência, de acordo com regras amplas e flexíveis. Cooperativas, Empresas e Profissionais Autônomos também podem ministrar tais cursos e emitir certificado.

Fonte: https://www.planalto.gov.br/

MINI CURSOS GRATUITOS

PRÓXIMOS CURSOS

Para a compra de um curso (Presencial ou EAD):
10% de desconto à vista ou parcelamentos em até 12x,
sendo em até 3x sem juros.

Para os cursos presenciais, ao adquirir os dois cursos anunciados:
20% de desconto à vista ou 10% de desconto em até 12x,
sendo em até 3x sem juros.
Para saber mais, entre em contato pelo WhatsApp.

ECONOMIZE

DEPOIMENTOS DOS ALUNOS

CONHEÇA NOSSOS PROFESSORES

Prof Me. Aldo Theodoro Gaiotto Jr.

Possui graduação em Engenharia Civil pela UNESP – Bauru/SP (2007), Arquitetura e Urbanismo pela USC – Bauru/SP (2017), Especialização em Engenharia de Estruturas pela UNILINS – Lins/SP (2011) e Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela UNESP – Bauru/SP (2018). Atualmente é Engenheiro Civil da Prefeitura Municipal de Bauru, Perito Judicial e Professor Universitário dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo do UNISAGRADO – Bauru/SP. Tem experiência na área de Estruturas e Fundações, tendo executado centenas de projetos e laudos por empresas privadas por onde passou. Atua, particularmente, com Cálculo de Estruturas e Fundações (Análise e Dimensionamento), execução de projetos e laudos técnicos. Exerce suas atividades por meio do Instituto ATG, do qual é Sócio-Fundador.

Prof. Me. Renan A. G. Rinaldi

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paulista (2007) e Mestrado em Urbanismo e Planejamento de Cidades pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2014). Trabalha como profissional autônomo e em escritórios de arquitetura e construtoras desde 2007, e neste momento colabora no escritório LF Estúdio em Bauru. Atuou como coordenador auxiliar do curso de Arquitetura e Urbanismo da USC, e atualmente é professor titular do UNISAGRADO. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nas seguintes áreas: arquitetura e projeto arquitetônico, urbanismo, materiais para construção, projeto urbano e história urbana.

Antônio E. Pampana

Arquiteto, Urbanista e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UNESP com formação profissional em Visual Merchandising pelo Instituto Europeu de Design e formação complementar com pesquisa em Projeto, Teoria e História na Universitat Politécnica de Catalunya em Barcelona (2017). Bolsista CAPES pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo – PPGARQ – FAAC UNESP (2016). É professor titular do curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas de Bauru, onde é docente colaborador do programa de Pós Graduação em Design de Interiores. É professor colaborador da disciplina Projeto de Interiores Comerciais II – Lojas e Serviços do Programa de Pós Graduação do Unisagrado. Atua como Visual Merchandising para o varejo de vestuário tendo também experiência na área de Arquitetura e Urbanismo com ênfase em Adequação Ambiental, Sustentabilidade e Design de Interiores.

Fábio de Carvalho Bini

Administrador de Empresas pela Universidade Paulista e Mestre em Engenharia de Produção pela UNESP – Bauru/SP. É professor dos cursos de Engenharia de Produção Mecânica, Administração de Empresas, MBA em Gestão Financeira Avançada e MBA em Controladoria da UNIP – Bauru/SP. Foi Gestor da assessoria de planejamento da Presidência e da Superintendência do SENAR/MT onde desenvolveu, de outubro de 2013 até agosto de 2016, o planejamento estratégico da instituição por meio da gestão do mapa estratégico da instituição e de seu sistema normativo, reformulando e implantando todo o processo de planejamento anual de trabalho que envolvia as atividades de 170 funcionários diretos, 250 terceirizados indiretos e 97 sindicatos patronais. Também reformulou o sistema de avaliação dos cursos e da qualidade do trabalho realizado pelos seus stakeholderes e implementou ferramentas de gestão financeira para o suporte da alta gestão da instituição.

Elaine Câmera

É graduada em Administração de Empresas pela (ITE), Tecnologia de Sistemas de Informação e Engenharia Civil pela Universidade Paulista – Bauru/SP. Possui MBA em Controladoria e Finanças Empresariais (ITE) e Mestrado em Engenharia de Produção pela UNESP – Bauru/SP. Foi coordenadora dos cursos de Engenharia Civil e de Engenharia de Produção da FIB – Bauru/SP, onde também atuava como docente nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo. Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP nomeada pela Portaria n.º 1066 DOU n.º 16 de 14/12/2018. Membra do IGLC – International Group for Lean Construction. Atua na área de Segurança do Trabalho, Projetos de Prevenção e Combate à Incêndio e Pânico, Projetos de Acessibilidade e Laudos Técnicos. É Perita Judicial na área da Engenharia Civil atuante em Bauru e Região.

Lucas Cavarsan Gama

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade do Sagrado Coração (2017) e Pós Graduando em MBA Gerenciamento de Projetos pela FGV/SP. Atualmente é Coordenador de planejamento, orçamento e contratos na empresa ELO Construções e Instalações – Bauru/SP. Atua nas áreas de gestão, negociação, planejamento e controle executivo de obra, construções verticais MCMV, infraestrutura e SGI.

Mauricio Neves

Graduado em Engenharia Elétrica pela UNA de Belo Horizonte/MG e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas pelo CEFET/BA. Foi professor do curso de eletrotécnica da ETEC de Bauru/SP e atualmente é Engenheiro Eletricista da Divisão de Projetos Públicos e Serviços Técnicos da Prefeitura de Bauru. Atua, particularmente, com a elaboração de Projetos de Instalações Elétricas Residenciais e Prediais, Proteção Contra Descargas Atmosféricas e Sistemas de Cabeamento Estruturado.

GALERIA DE FOTOS

Veja alguns dos cursos realizados

PORTFÓLIO DE CURSOS

FAÇA PARTE DESTA EQUIPE!

Torne-se um Instrutor

SE INTERESSOU POR ALGUM CURSO?

Preencha o formulário abaixo para entrar na lista de espera.

    Preencha o campo abaixo com a resposta

    Fale Conosco
    Fale Conosco